x

Pesquisar um medicamento órfão

* (*) campo(s) de preenchimento obrigatório

Ajuda

A Orphanet fornece um inventário de medicamentos em todos os estágios de desenvolvimento para uma doença rara em particular ou para um grupo de doenças raras. Inclui todas as substâncias que foram objeto de uma designação órfã para doenças consideradas raras na Europa ou nos EUA, as quais foram desenvolvidas para se tornarem medicamentos aprovados com autorização de introdução no mercado (AIM) ou não.

A base de dados Orphanet inclui igualmente medicamentos sem designação de medicamento órfão, desde que tenham sido concedida uma autorização de introdução no mercado com uma indicação específica para uma doença rara. As informações contidas no Orphanet não se destinam a substituir os cuidados de saúde profissionais. A Orphanet não se responsabiliza pelo uso prejudicial, incompleto ou errado de qualquer informação encontrada na base de dados Orphanet.

Alguns medicamentos estão incluídos na base de dados, porque estão testados num ensaio clínico realizado para uma doença rara, mas que não têm um estatuto regulamentar.

Pesquisa por doença: Introduza o nome de doença para aceder à lista de medicamentos para essa doença. Pesquisa por produtos: Introduza o medicamento solicitado pelo seu nome comercial (nome comercial) ou pelo nome da substância, incluindo nomes químicos, nomes de código ou nomes comuns (por exemplo, DCI: Nome Internacional Não-proprietário).

A designação órfã é um procedimento legal que permite a designação de uma substância medicamentosa com potencial terapêutico para uma doença rara, antes da sua primeira administração em seres humanos ou durante o seu desenvolvimento clínico A indicação terapêutica exata é então definida no momento da autorização de introdução no mercado. Este procedimento foi estabelecido na Europa pelo Regulamento dos Medicamentos Órfãos (CE) n.º 141/2000 e pelos Estados Unidos pela Lei dos Medicamentos Órfãos.

Atenção

A informação na Orphanet é atualizada regularmente. Pode acontecer que haja um atraso entre a atribuição de novas designações / aprovações e a sua publicação na Orphanet. Os profissionais são sempre encorajados a consultar as publicações mais recentes antes de tomar qualquer decisão com base na informação fornecida.

A Orphanet não se responsabiliza pelo uso prejudicial, incompleto ou errado de qualquer informação encontrada na base de dados Orphanet.

A Orphanet reconhece a contribuição da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para a criação da base de dados sobre medicamentos órfãos na Europa. Este projecto foi iniciado pelo Comité dos Medicamentos Órfãos (COMP) da EMA. Vários membros do COMP contribuíram individualmente para o desenvolvimento da base de dados, que foi acolhida favoravelmente pelo COMP como uma ferramenta significativa para todas as partes interessadas. A base de dados foi desenvolvida de forma completa e autónoma pela Orphanet, utilizando financiamento público e privado e dados disponíveis publicamente; como tal, nem a EMA nem a COMP são responsáveis pelo conteúdo e pela gestão da base de dados.

A base de dados Orphanet sobre medicamentos para doenças raras foi desenvolvid com co-financiamento das seguintes instituições e empresas:

  • Leem
  • novartis
  • pfizer
  • Merck Serono
  • PharmaMar
  • Genzyme
  • Biomarin