Saltar para
  1. Início
  2. Doenças raras
  3. Pesquisa
Pesquisa simples

Pesquisa simples

*
(*) campo(s) de preenchimento obrigatório





 

Outras opções de pesquisa

Nistagmo idiopático congénito

ORPHA651
Sinónimo(s) Nistagmo motor congénito
Prevalência 6-9 / 10 000
Hereditariedade Autossómica dominante
ou Autossómica recessiva
ou Ligado ao X recessivo
Idade de início Infância
Neonatal
CID-10
  • H55
OMIM
UMLS -
MeSH -
MedDRA -

Sumário

O nistagmo congénito idiopático caracteriza-se por oscilações oculares conjugadas, espontâneas e involuntárias, que surgem ao nascimento ou durante os primeiros três meses de vida. O nistagmo persiste durante a vida. A frequência está estimada em 1 por cada 1500 nascimentos. As oscilações oculares são frequentemente simétricas e horizontais em 95% dos doentes. Podem persistir quando os olhos estão fechados. No entanto está descrita uma diminuição do nistagmo durante as tarefas não visuais. O nistagmo pode ser classificado em diferentes categorias (nistagmo pendular, nistagmo horizontal unidireccional, nistagmo bidireccional) de acordo com as características das oscilações: amplitude pico-a-pico, frequência, velocidade média, direcção e período de foveação. Esta doença parece resultar de uma alteração primária do controlo oculo-motor. Foram descritos modos de hereditariedade autossómicos dominantes, autossómicos recessivos, ligados ao X dominantes e recessivos. O gene localizado no cromossoma 6p12 (NYS2) está associado a um modo de hereditariedade autossómico dominante. Os genes localizados em Xp11.4-p11.3 (NYS1) e Xq26-q27 estão associados com as formas congénitas ligadas ao X. Existem evidências para a existência de um quarto gene para o nistagmo congénito idiopático. Deve ser efectuada uma avaliação oftalmológica completa e estudo electrofisiológico para excluir quaisquer alterações oculares que provoquem redução visual bilateral ou disfunção da retina. O tratamento do nistagmo idiopático congénito tem como objectivo melhorar a visão. Inclui correcção dos erros de refracção, medicação e cirurgia dos músculos oculares.

Editor(es)

  • Dr Christophe ORSSAUD

(*) Campos obrigatórios

Atenção: Apenas os comentários para a melhoria da qualidade e precisão da informação no website da Orphanet serão aceites. Para todos os restantes, por favor envie os seus comentários via 'Contacte-nos'. Apenas os comentários escritos em inglês ou português poderão ser processados.


Captcha image

Informação detalhada

Informação resumida
Artigo de revisão de genética clínica
Get Acrobat Reader
Os documentos contidos neste website são apresentação para efeitos apenas de informação. O material não substitui os cuidados médicos profissinais por um especialista profissional qualificado e não deve ser usado como base para diagnóstico ou tratamento.