Saltar para
  1. Início
  2. Doenças raras
  3. Pesquisa
Pesquisa simples

Pesquisa simples

*
(*) campo(s) de preenchimento obrigatório





 

Outras opções de pesquisa

Síndrome de Joubert

ORPHA475
Sinónimo(s) Agenesia do vermis cerebeloso
Cerebeloparenquimatosa IV, doença (CPD IV)
Doença cerebeloparenquimatosa IV (CPD IV)
Prevalência -
Hereditariedade Autossómica recessiva
Idade de início Neonatal
Pré-natal
CID-10
  • Q04.3
OMIM
UMLS -
MeSH -
MedDRA -

Sumário

O síndrome de Joubert (JS) é caracterizado por malformação congénita do tronco cerebral e agenesia ou hipoplasia do vérmis cerebeloso levando a um padrão respiratório anormal, nistagmo, hipotonia, ataxia, e atraso no desenvolvimento motor.

A prevalência está estimada em aproximadamente 1/100,000.

No período neonatal, a doença manifesta-se frequentemente por um padrão respiratório irregular (taquipneia e/ou apneia episódicase nistagmo. Durante a infância, pode aparecer hipotonia. Pode desenvolver-se mais tarde ataxia cerebelosa (marcha instável e desequilíbrio). É frequente um atraso na aquisição das etapas motoras. As capacidades cognitivas são variáveis, variando desde défice intelectual grave a inteligência normal. O exame neuro-oftalmológico pode mostrar apraxia oculomotora. Em alguns casos, podem ocorrer convulsões. O exame cuidadoso da face mostra uma aparência característica: cabeça grande, fronte proeminente, sobrancelhas altas e arqueadas, epicanto, ptose (ocasionalmente), nariz antevertido com narinas proeminentes, boca aberta (que tende para uma forma oval no início, uma aparência rombóide mais tarde, e finalmente pode ter uma aparência triangular com cantos virados para baixo), protusão da língua e movimentos rítmicos da língua, e ocasionalmente orelhas de inserção baixa e rodadas posteriormente. Outras características por vezes presentes no síndrome de Joubert incluem distrofia da retina, nefronoftise, e polidactilia.

O síndrome é geneticamente heterogéneo. Até ao momento foram associados 7 genes AHI1 (6q23), NPHP1 (2q13), CEP290 (12q21), TMEM67 (8q22), RPGRIP1L (16q12), ARL13B (3p12.3-q12.3) e CC2D2A (4p15), e dois loci nos cromossomas 9q34 (JBTS1) e 11p12-q13 (CORS2/JBTS2). A transmissão é autossómica recessiva.

O diagnóstico é baseado nas principais características clínicas (hipotonia, ataxia, atraso no desenvolvimento e apraxia oculomotora), que deve ser acompanhado pela presença de uma característica neurorradiológica, designada por "sinal do dente molar" (MTS) na ressonância magnética (MRI). O MTS resulta de hipoplasia do vérmis cerebelar e malformações do mesencéfalo-rombencéfalo.

O diagnóstico diferencial inclui doenças relacionadas com o síndrome de Joubert (JSRD), malformações do vérmis cerebeloso sem MTS (que inclui a malformação de Dandy-Walker), hipoplasia cerebelosa ligada ao X, ataxia com apraxia oculomotora tipos 1 e 2 (AOA1, AOA2), doenças congénitas da glicosilação (CDG), síndrome 3-C, hipoplasias/atrofias pontocerebelares, síndromes orofaciodigitais II e III, e síndrome de Meckel-Gruber (ver estes termos).

O diagnóstico pré-natal é possível através de estudos moleculares e imagiológicos (ultrassonografia fetal e MRI). O teste pré-natal pode estar disponível para famílias em que ambas as mutações causadoras da doença tenham sido anteriormente identificadas num membro da família afectado.

O aconselhamento genético é uma ferramenta clínica importante para prevenção de novos casos, especialmente para casais com um primeiro filho afectado. O risco de ter uma criança afectada gravidezes subsequentes é de 25%.

O tratamento é sintomático e deve ser multidisciplinar. Os programas educacionais, fisioterapia e terapia ocupacional da fala podem melhorar a hipotonia e reduzir o atraso na aquisição das capacidades motoras. O seguimento dos doentes com as formas mais graves deve ser realizado num centro de referência especializado.

O prognóstico é favorável para formas moderadas da doença.

Editor(es)

  • Dr Carmen ESPINÓS
  • Prof Francesc PALAU

(*) Campos obrigatórios

Atenção: Apenas os comentários para a melhoria da qualidade e precisão da informação no website da Orphanet serão aceites. Para todos os restantes, por favor envie os seus comentários via 'Contacte-nos'. Apenas os comentários escritos em inglês ou português poderão ser processados.


Captcha image

Informação detalhada

Informação resumida
Orientações de anestesia
Artigo de revisão
Genética prática
Orientações para teste genético
Artigo para o público em geral
Artigo de revisão de genética clínica
Get Acrobat Reader
Os documentos contidos neste website são apresentação para efeitos apenas de informação. O material não substitui os cuidados médicos profissinais por um especialista profissional qualificado e não deve ser usado como base para diagnóstico ou tratamento.