Saltar para
  1. Início
  2. Doenças raras
  3. Pesquisa
Pesquisa simples

Pesquisa simples

*
(*) campo(s) de preenchimento obrigatório





 

Outras opções de pesquisa

Doença de Kennedy

ORPHA481
Sinónimo(s) Amiotrofia bulboespinhal, ligada ao X
Atrofia muscular espinhal e bulbar
SBMA
Prevalência 1-9 / 100 000
Hereditariedade Ligado ao X recessivo
Idade de início Idade adulta
CID-10
  • G12.2
OMIM
UMLS
  • C0393547
  • C0752353
  • C1839259
MeSH -
MedDRA
  • 10068600

Sumário

A doença de Kennedy, também conhecida como atrofia muscular bulbo-espinal (BSMA), é uma doença rara ligada ao X recessiva, do neurónio motor e caracterizada por fraqueza muscular proximal e bulbar.

A prevalência da BSMA é 1/30,000 nascimentos masculinos. A incidência é de 1/526,315 homens/ano. O início da doença ocorre entre os 30-60 anos de idade.

As manifestações clínicas iniciais incluem tremor, cãibras musculares, espasmos musculares, fadiga e fala arrastada. Com a progressão da doença, os doentes desenvolvem adicionalmente fraqueza e atrofia dos músculos dos membros e bulbares, manifestando-se como disartria, disfonia, mandíbula descaída, atrofia da língua, dificuldades na mastigação e mobilidade reduzida. O declínio mental é mínimo a ausente. Nas fases terminais da doença alguns doentes podem ser incapazes de engolir ou respirar. As manifestações não neurológicas incluem ginecomastia, hipogonadismo (levando a infertilidade e impotência) e em casos raros contratura de Dupuytren ou hérnia inguinal.

A BSMA é causada por uma expansão instável de uma repetição de tripletos CAG (40-62 repetições) no exão 1 do gene do receptor de androgénios ( AR ) no cromossoma Xq11-12. A repetição anormalmente aumentada deste tripleto CAG leva a uma extensão aumentada de glutaminas no receptor de androgénios (AR). A expansão de poliglutaminas resulta em conformação alterada e proteólise do AR mutado, tornando-o insensível aos androgénios. No núcleo são produzidos fragmentos de AR, que se agregam e pensa-se que estes agregados causam desregulação da transcrição de várias outras proteínas e consecutivamente a degeneração dos neurónios motores. Sem um número suficiente de neurónios motores, não ocorre iniciação e manutenção das contrações musculares, levando à atrofia muscular progressiva. Recentemente, foi descrito um fenótipo da BSMA com predomínio de fraqueza e atrofia distal dos membros, causada por mutações numa subunidade do gene da dinactina 1 DCTN1 .

O diagnóstico é estabelecido após anamnese, exame clínico, aumento da creatina quinase, testosterona, progesterona, hormona folículo-estimulante, hormona luteinizante, redução das velocidades de condução nervosa ou da amplitude do potencial de ação nervosoa, desnervação aguda ou crónica e re-enervação na eletromiografia e documentação da mutação.

Os diagnósticos diferenciais incluem paraplegia espástica hereditária, ataxia espinocerebelar (ver esses termos), outras doenças do neurónio motor, miopatias, neuropatias, intoxicação por chumbo ou alumínio, e espondilose cervical.

O diagnóstico pré-natal é possível para as mães portadores de mutação.

As mulheres portadoras da mutação geralmente não se manifestam clinicamente, mas transmitem a mutação a 50% da sua descência masculina e feminina. Os homens afetados não transmitem a doença, mas 100% das suas filhas são portadoras da mutação.

O tratamento sintomático inclui fisioterapia e reabilitação, agentes contra tremores e cãibras musculares e terapia hormonal ou tratamento cirúrgico da ginecomastia. Recentemente, demonstrou-se ser benéfico o tratamento dos doentes com o antagonista da testosterona leuprorelina. Em estadios avançados da doença, pode ser indicada a alimentação por sonda ou suporte ventilatório. A progressão da doença é lenta, com apenas um terço dos doentes a necessitarem de uma cadeira de rodas 20 anos após o diagnóstico.

O prognóstico de BSMA geralmente é bom com apenas uma pequena redução na esperança de vida.

Editor(es)

  • Prof Josef FINSTERER

(*) Campos obrigatórios

Atenção: Apenas os comentários para a melhoria da qualidade e precisão da informação no website da Orphanet serão aceites. Para todos os restantes, por favor envie os seus comentários via 'Contacte-nos'. Apenas os comentários escritos em inglês ou português poderão ser processados.


Captcha image

Informação detalhada

Informação resumida
Artigo para o público em geral
  • EN (2012)
  • FR (2010,pdf)
Artigo de revisão de genética clínica
  • EN (2014)
Get Acrobat Reader
Os documentos contidos neste website são apresentação para efeitos apenas de informação. O material não substitui os cuidados médicos profissinais por um especialista profissional qualificado e não deve ser usado como base para diagnóstico ou tratamento.