Sumário
Cinco por cento dos doentes com síndrome de Crouzon (ver este termo) têm acantose nigricans (ver este termo), geralmente presente após o nascimento. Diz-se terem síndrome de Crouzon com acantose nigricans (AN; ver este termo).
Até ao momento foram descritos na literatura menos de cinquenta casos de síndrome de Crouzon com AN.
Malformação de Chiari, hidrocefalia e atrésia ou estenose das coanas podem sugerir o diagnóstico de síndrome de Crouzon com AN mesmo antes da acantose aparecer.
Esta síndrome é causada pela mutação Ala391Glu no domínio transmembranar (TM) do FGFR3, uma proteína da mesma família de receptores do factor de crescimento dos fibroblastos (FGFR) que o FGFR2, envolvido na síndrome de Crouzon.
Atualizado em: Novembro 2010