Orphanet: Pesquisar uma instituição
x

Pesquisar uma instituição

*(*) campo(s) de preenchimento obrigatório

Os laboratórios clínicos listados na Orphanet são aqueles que oferecem um teste para o diagnóstico de uma doença rara ou de um grupo de doenças raras e aqueles que executam o teste genético qualquer que seja a prevalência da doença. A informação disponibilizada é fornecida pelos responsáveis encarregues das actividades de diagnóstico. Devem registar-se para ter listada a actividade do laboratório. A revisão dos pedidos submetidos e validação da informação recebida estão sob a supervisão do coordenador nacional da Orphanet. A informação sobre a acreditação de laboratórios clínicos é revista pela Eurogentest e especialistas da área. A informação sobre a participação em EQAs é fornecida anualmente pelas CF Network, CEQA e EMQN com o consentimento dos laboratórios em causa. Para os outros fornecedores de EQAs, a informação é validada pela Orphanet aquando da recepção de um certificado de participação num EQA; caso contrário a informação disponibilizada no site da Orphanet é classificada como “não validada” e associada com o sinal *.

Accréditation
A acreditação é um “procedimento onde uma autoridade competente reconhece formalmente que uma entidade ou uma pessoa é competente para realizar tarefas específicas” ( ISO 9000, 2000 Sistemas de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulário). As normas de acreditação relacionadas com os laboratórios clínicos (por exemplo, ISO15189) dão ênfase à existência de um sistema eficaz de avaliação da qualidade ao compromisso de ir ao encontro das necessidades de doentes e dos seus médicos como utilizadores de serviços de um laboratório e à necessidade de que um ciclo de melhoria contínua da qualidade esteja no centro de toda a política de decisões operacionais.

CQE EQA (Avaliação Externa da Qualidade, igualmente conhecida como teste de competências) é “um sistema através do qual um conjunto de reagentes e de técnicas são avaliados por uma entidade externa e os resultados do laboratório são comparados com os de um laboratório de referência selecionado” (OMS). Permite que um laboratório compare o seu desempenho num teste ou técnica em particular em relação ao de outros laboratórios.

EuroGentest website