Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Síndrome de ictiose neonatal-colangite esclerosante
Definição da doença
A ictiose neonatal - colangite esclerosante (síndrome NISCH) é uma síndrome muito rara de ictiose complexa caracterizada por hipotricose do couro cabeludo, alopecia cicatricial, ictiose e colangite esclerosante.
ORPHA:59303
Nível de Classificação: PatologiaSumário
Epidemiologia
Foram descritos até ao momento menos de 10 doentes (de famílias marroquinas consanguíneas não relaciondas e da Suécia).
Descrição clínica
A ictiose caracteriza-se pela presença de escamas brancas difusas, poupando as dobras cutâneas, acompanhada por hipotricose do couro cabeludo, alopecia cicatricial, rarefação de cílios e sobrancelhas. As manifestações adicionais podem incluir oligodontia, hipodontia e displasia do esmalte. Todos os doentes apresentam colangite esclerosante neonatal com icterícia e prurido, hepatomegalia, e achados bioquímicos de colestase. Em geral, o quadro clínico mimetiza atresia biliar (ver este termo). Também podem estar presentes hipertensão portal, obstrução de ducto biliar extrahepático permeável e esplenomegalia. A histopatologia demonstra fibrose extensa e proliferação biliar. Vacuolização leucocitária é um achado comum. A doença hepática pode ter expressão variável, desde uma desordem progressiva que resulta em insuficiência hepática até uma regressão da colestase.
Etiologia
A síndrome NISCH é causada por uma mutação no gene CLDN1 que codifica para a proteína claudina-1 das junções apertadas e apresenta um padrão de hereditariedade autossómico recessivo.
Métodos de diagnóstico
O diagnóstico é baseado em características clínicas, bioquímicas e histológicas.
Diagnóstico diferencial
O diagnóstico diferencial deve incluir a síndrome de Dorfman-Chanarin e outras formas sindrómicas de ictiose (ver estes termos).
Controlo da doença e tratamento
Os tratamentos visam melhorar os sintomas e a sobrevida. O transplante hepático permanece o único tratamento eficaz em caso de insuficiência hepática. A ictiose é monitorizada pela hidratação da pele (aplicação tópica de cremes e óleos emolientes), retinóides e exposição à luz solar.
Um resumo sobre esta doença está disponível em Deutsch (2008) English (2008) Español (2008) Français (2008) Italiano (2008) Nederlands (2008)
Informação detalhada
Guidelines
- Orientações de prática clínica
- English (2022) - J Hepatol
Artigos de revisão sobre a doença
- Artigo de revisão de genética clínica
- English (2013, pdf) - Eur J Hum Genet


Informação adicional