Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Ataxia espinocerebelosa tipo 3
Definição da doença
A ataxia espinocerebelosa tipo 3 (SCA3), também conhecida como doença de Machado-Joseph, é o subtipo mais comum de ataxia cerebelosa autossómica dominante tipo 1 (ADCA tipo 1; ver este termo), como os outros uma doença neurodegenerativa. É caracterizada por ataxia e oftalmoparésia externa progressiva, e outras manifestações neurológicas.
ORPHA:98757
Nível de Classificação: PatologiaSumário
Epidemiologia
A prevalência está estimada em 1-2 em 100.000 com significativas variações geográficas e étnicas: a maior prevalência foi encontrada nos Açores (Ilha das Flores (1 / 239), as taxas de prevalência intermediária em Portugal, Alemanha, Holanda, China e Japão, e menor prevalência na América do Norte, Austrália e Índia. Não estão disponíveis estimativas precisas de prevalência. No entanto, a SCA3 é a forma mais comum de ADCA1 nas populações geneticamente mais caracterizadas e é responsável por até 72% das famílias com ataxia. Com base numa avaliação da literatura em inglês foram publicados 600 casos.
Descrição clínica
A SCA3 está dividida em três formas. A SCA3 tipo 1 (MJD tipo 1, ver este termo) está associada a ataxia, oftalmoparésia, sinais piramidais tais como espasticidade e hiperreflexia e sinais extrapiramidais, incluindo distonia e outros alterações de movimento com apresentação na adolescência. A SCA3 tipo 2 (MJD tipo 2, ver este termo) apresenta-se na idade adulta média com ataxia, espasticidade e distonia. A SCA3 tipo 3 (DMJ tipo 3, ver este termo) ocorre depois dos 40 e inclui oftalmoparésia e sinais de lesão dos cornos anteriores da medula, ou seja, fasciculações, atrofia e fraqueza muscular. O parkinsonismo também pode ser uma característica de SCA3. A característica provavelmente desvalorizada mas comum é o comprometimento da sensação de temperatura que envolve o corpo inteiro.
Etiologia
A doença está associada a uma mutação por expansão de repetições de CAG no gene ATXN3 (14q21) com fenómeno de antecipação. O comprimento da repetição normal é de 13-41 enquanto as repetições superiores causativas de SCA3 são superiores a 56.
Métodos de diagnóstico
O diagnóstico é baseado no quadro clínico, história familiar e, finalmente, em testes genéticos.
Diagnóstico diferencial
O diagnóstico diferencial é vasto e inclui outros tipos de SCA que podem ter características semelhantes.
Diagnóstico pré-natal
Pode ser oferecido diagnóstico pré-sintomático e pré-natal em doentes com história familiar de SCA.
Aconselhamento genético
A SCA3 segue um padrão de hereditariedade autossómica dominante com penetrância completa e fenómeno de antecipação. O aconselhamento genético é recomendado em doentes ou aqueles com história familiar da doença causada por uma mutação de SCA conhecida, e os testes pré-sintomáticos devem ser discutidos nos adultos.
Controlo da doença e tratamento
Na ausência de tratamentos específicos para retardar ou parar a progressão da doença, as medidas são de apoio. Por exemplo, o parkinsonismo, o síndrome das pernas inquietas, a espasticidade, as alterações do sono e a depressão podem ser tratados farmacologicamente. A distonia e a espasticidade podem ser controladas com injecções locais da toxina botulínica. A terapia ocupacional e a fisioterapia são essenciais. A terapia da fala também pode ser um benefício para a gestão da disartria.
Prognóstico
O prognóstico é fraco, mas foram descritos doentes que sobreviverem décadas após o início dos sintomas.
Um resumo sobre esta doença está disponível em Deutsch (2011) English (2011) Español (2011) Français (2011) Italiano (2011) Nederlands (2011) Polski (2011, pdf)
Informação detalhada
Público em geral
- Artigo para o público em geral
- English (2012) - Socialstyrelsen
- Français (2014, pdf) - Orphanet
- Svenska (2021) - Socialstyrelsen
Artigos de revisão sobre a doença
- Artigo de revisão
- English (2011, pdf) - Orphanet J Rare Dis
- Artigo de revisão de genética clínica
- English (2020) - GeneReviews
Incapacidade
- Ficha de incapacidades
- Français (2014, pdf) - Orphanet
- Español (2017, pdf) - Orphanet


Informação adicional