Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Hipotricose com degenerescência macular juvenil
Definição da doença
A hipotricose com degeneração macular juvenil (HJMD) é uma síndrome muito rara, caracterizada por cabelo curto e esparso desde a nascença seguido de degeneração macular progressiva levando à cegueira.
ORPHA:1573
Nível de Classificação: PatologiaSumário
Epidemiologia
A prevalência é desconhecida, mas desde a primeira caracterização da síndrome em 1935 foram descritos cerca de 50 doentes.
Descrição clínica
Os doentes com HJMD apresentam cabelo curto e esparso desde a nascença ou nos primeiros meses de vida, sem subsequente crescimento durante a vida. Uma década mais tarde, durante a primeira até à terceira década de vida, a acuidade visual diminui por causa da degeneração macular progressiva, levando em muitos casos a cegueira entre a segunda e a quarta década de vida. A HJMD é por vezes associada a anomalias dos membros, caso em que é denominada displasia ectodérmica, ectrodactilia, e distrofia macular (EEM; ver este termo). Muitos doentes têm cabelos claros, em comparação com os seus irmãos saudáveis. O fenótipo de cabelo não melhora significativamente com a idade, apesar da alopecia difusa na infância poder evoluir para cabelo curto e esparso na puberdade.
Etiologia
A HJMD é causada por mutações no gene CDH3 i> (16q22.1), que codifica a P-caderina. A P-caderina é parte das junções aderentes nos diversos epitélios, incluindo o epitélio do folículo do cabelo. Além disso, a P-caderina é expressa no epitélio pigmentar da retina.
Métodos de diagnóstico
O diagnóstico é baseado na ocorrência combinada de hipotricose com alterações degenerativas características e anomalias pigmentares da mácula na fundoscopia. Quando disponíveis, os estudos eletrofisiológicos podem confirmar a função anormal do polo posterior. Testes adicionais de menor valor diagnóstico incluem (1) exame histopatológico de biópsias do couro cabeludo, revelando folículos pilosos principalmente em fase anágena e catágena com redução significativa do número de folículos pilosos terminais; (2) microscopia de luz e microscopia eletrónica de varredura de cabelo que pode demonstrar várias anomalias estruturais, incluindo pseudomonilethrix, pili torti, pregas longitudinais, descamação e dobras da haste capilar.
Diagnóstico diferencial
O diagnóstico diferencial inclui síndrome de EEM, também causado por mutações no CDH3 i>.
Diagnóstico pré-natal
O diagnóstico pré-natal baseado no ADN, desde que a mutação subjacente seja conhecida, e o aconselhamento genético estão disponíveis.
Aconselhamento genético
Como a HJMD é uma doença autossómica recessiva, o risco de recorrência é de 25%.
Controlo da doença e tratamento
Não existem opções curativas ou paliativas para a HJMD. No entanto, as medidas educativas podem ser implementadas e deve ser fornecido apoio psicológico assim que a HJMD seja diagnosticada. A complicação mais grave da HJMD é degeneração macular progressiva levando à cegueira entre a segunda e a quarta década de vida.
Prognóstico
A esperança de vida é normal, mas a qualidade de vida pode ser reduzida por causa da cegueira e impacto psicológico devido ao fenótipo do cabelo.
Um resumo sobre esta doença está disponível em Deutsch (2011) English (2011) Español (2011) Français (2011) Italiano (2011) Nederlands (2011)
Informação detalhada
Público em geral
- Artigo para o público em geral
- Deutsch (2016, pdf) - Kern-ACHSE


Informação adicional