Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Distrofia muscular de Emery-Dreifuss
Definição da doença
A distrofia muscular de Emery-Dreifuss (EDMD) é caracterizada por fraqueza e atrofia muscular, com contracturas precoces dos tendões e miocardiopatias.
ORPHA:261
Nível de Classificação: Patologia- Sinónimo(s):
- EDMD
- Emerinopatia
- Prevalência: 1-9 / 1 000 000
- Hereditariedade: Autossómica dominante ou Autossómica recessiva ou Ligado ao X recessivo
- Idade de início: Infância
- CID-10: G71.0
- CID-11: 8C70.2
- OMIM: 181350 300696 310300 612998 612999 614302 616516
- UMLS: C0410189
- MeSH: D020389
- GARD: 6329
- MedDRA: 10081544
Sumário
Existe um documento mais recente, em Inglês, sobre esta doença
Epidemiologia
A prevalência estimada é de 1 em 300,000.
Descrição clínica
A tríade clínica consiste em 1) contracturas dos tendões de Aquiles, do cotovelo, do pescoço, começando desde o início da infância e posterior agravamento resultando no movimento limitado das articulações; 2) fraqueza muscular e atrofia lentamente progressivas (inicialmente com distribuição úmero-peroneal mas mais tarde torna-se mais difusa; 3) anomalias cardíacas (deficiências de condução, distúrbios do ritmo e miocardiopatia dilatada) normalmente manifesta-se após os 20 anos e pode levar a morte súbita (por vezes o sintoma inaugural da doença) e acidentes isquémicos por embolismo. O decurso e gravidade da doença varia entre famílias e entre doentes da mesma família.
Etiologia
Foram descritos diferentes modos de transmissão: ligado ao X e autossómica dominante ou recessiva. Foram identificados dois genes causativos codificantes para as proteínas ubiquitosas da membrana nuclear: emerina (EMD; Xq28) para a EDMD ligada ao X e lamina A/C (LMNA; 1q21.2) para a EDMD com transmissão autossómica. Cerca de 45 % dos doentes não são portadores de mutações nestes genes sugerindo que outros genes causativos ainda permanecem por identificar.
Métodos de diagnóstico
O diagnóstico baseia-se no reconhecimento da tríade clínica (apesar das manifestações clínicas poderem estar ausentes na apresentação). A imagiologia muscular pode revelar envolvimento isolado dos soleares, sugestivo dos estados iniciais da doença. Para as formas ligadas ao X, a imunodetecção da emerina em vários tecidos (músculo, linfoblastos, pele) revela a ausência ou redução da proteína. O diagnóstico pode ser confirmado por mutações no gene EMD. Para as formas autossómicas, a análise molecular do gene LMNA é a única abordagem para confirmar o diagnóstico.
Diagnóstico diferencial
O principal diagnóstico diferencial inclui outras formas de miopatia como contracturas, com ou sem envolvimento cardíaco (miopatia de Bethlem, miopatias relacionadas com os genes SEPN1 e FKRP); as miopatias relacionadas com desmina; miopatia miotónica proximais; e certas formas de LGMD com envolvimento cardíaco (ver estes termos).
Diagnóstico pré-natal
O diagnóstico pré-natal é possível quando a mutação causativa é conhecida.
Aconselhamento genético
O aconselhamento genético depende do modo de transmissão e se a mutação foi identificada.
Controlo da doença e tratamento
A gestão deve incluir: 1) medidas ortopédicas (aparelhos ortopédicos, cirurgia para as contracturas do tendão de Aquilles e escoliose); 2) tratamento para a doença cardíaca : agentes anti-arrítmicos, diuréticos, inibidores ACE, implantes cardíacos (estimulador, desfibrilhador), transplantes cardíacos em caso de insuficiência cardíaca terminal e 3) tratamento de complicações respiratórias (ventilação nasal, traqueotomia).
Prognóstico
O prognóstico depende da gravidade das contracturas dos tendões e do envolvimento cardíaco. Os doentes com formas graves da doença podem perder a capacidade de caminhar.
Um resumo sobre esta doença está disponível em Deutsch (2019) English (2019) Español (2019) Français (2019) Italiano (2019) Nederlands (2019) Greek (2014, pdf) Suomi (2019, pdf) Hebraico (2020, pdf)
Informação detalhada
Público em geral
- Artigo para o público em geral
- Svenska (2022) - Socialstyrelsen
Guidelines
- Orientações de anestesia
- Checo (2014) - Orphananesthesia
- English (2022) - Orphananesthesia
- Español (2022) - Orphananesthesia
Artigos de revisão sobre a doença
- Artigo de revisão de genética clínica
- English (2019) - GeneReviews


Informação adicional