Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Síndrome Wolfram
Definição da doença
O síndrome de Wolfram (WFS) é uma doença neurodegenerativa rara caracterizada por diabetes mellitus tipo I, diabetes insípida, atrofia óptica e sinais neurológicos.
ORPHA:3463
Nível de Classificação: Patologia- Sinónimo(s):
- Síndrome DIDMOAD
- Síndrome de diabetes insipidus-diabetes mellitus-atrofia ótica-surdez
- Prevalência: 1-9 / 1 000 000
- Hereditariedade: Autossómica recessiva
- Idade de início: Infância, Adolescente, Idade adulta
- CID-10: E34.8
- CID-11: 5A61.5
- OMIM: 222300 598500 604928
- UMLS: C0043207
- MeSH: D014929
- GARD: 7898
- MedDRA: -
Sumário
Existe um documento mais recente, em Inglês, sobre esta doença
Epidemiologia
Foram descritos cerca de 300 casos, e a prevalência estimada é de 1/160 000.
Descrição clínica
O critério mínimo para a detecção de WFS é a associação de diabetes mellitus (DM) tipo I juvenil, sem anticorpos e habitualmente aparecendo durante a primeira década de vida, com início de atrofia óptica bilateral antes da segunda década de vida. A atrofia óptica afecta apenas a visão periférica. Cerca de 70%-75% dos doentes também desenvolvem diabetes insípida, e cerca de dois terços apresentam algum grau de surdez neurossensorial afectando as frequências altas. Outros problemas relacionados são atonia do tracto urinário, ataxia, neuropatia periférica, demência, distúrbios psiquiátricos e/ou convulsões. Cerca de 60% dos doentes com WFS homozigóticos, têm episódios de depressão grave ou psicose, assim como exibição de agressão verbal e física compulsiva. Cerca de 25% dos doentes apresentam problemas digestivos (obstipação recorrente ou diarreia). Cerca de um terço dos doentes tem doença renal. Também são frequentes problemas que condicionam risco de vida, incluindo apneia central e insuficiência respiratória central. A disfunção bulbar pode levar à morte por pneumonia de aspiração recorrente. Também podem estar presentes miocardiopatia e anemia. Também tem sido descrito atraso ou disrupção do desenvolvimento sexual.
Etiologia
O WFS é transmitido com hereditariedade autossómica recessiva. Foram identificados dois genes causadores: WFS1 (4p16.1), codificando para Wolframina, que está localizada no retículo endoplasmático e desempenha um papel na homeostasia do cálcio, e CISD2 codificando para o CDGSH iron sulfur domain-containing protein 2. Só foram identificadas mutações no gene CISD2 em três famílias consanguíneas de descendência jordânica, sendo as mutações no gene WFS1 responsáveis pela maioria dos fenótipos de WFS. Mais de 150 mutações diferentes foram descritas em populações diferentes, a maioria delas no exão 8.
Métodos de diagnóstico
Nas famílias em que foram caracterizadas mutações nos genes WFS1 ou CISD2, pode ser confirmado o diagnóstico clínico e a identificação de portadores. Os portadores heterozigóticos de mutações no gene WFS1 têm 8 vezes maior probabilidade de serem hospitalizados por distúrbios psiquiátricos que os não-portadores. Estão também em risco de desenvolver surdez neurossensorial para baixas frequências e diabetes mellitus tipo I.
Diagnóstico diferencial
O diagnóstico diferencial inclui diabetes tipo I auto-imune e atrofia óptica de Leber ou LHON (ver este termo).
Diagnóstico pré-natal
Está disponível diagnóstico molecular pré-natal.
Controlo da doença e tratamento
O tratamento é sintomático. Os cuidados de saúde são baseados no rastreio e no tratamento das complicações previsivelmente associadas à doença. É recomendado rastreio anual à diabetes e perda de visão e audição, bem como realização de ressonância magnética de base. O tratamento da DM implica injecções de insulina diárias e uma dieta controlada. É necessário o controlo da diabetes insípida, apneia e doenças urinárias (i.e. antibioterapia profiláctica para infecções urinárias). Como os problemas de saúde mental são altamente prevalentes em doentes com o WFS, é necessário providenciar rastreio periódico para depressão e outros sintomas psiquiátricos para proporcionar aos doentes intervenção específica, médica, emocional e psicológica.
Prognóstico
A progressão da doença para morte prematura é comum, frequentemente por insuficiência respiratória.
Um resumo sobre esta doença está disponível em Deutsch (2019) English (2019) Español (2019) Français (2019) Italiano (2019) Nederlands (2019) Hebraico (2020, pdf) Polski (2014, pdf) Suomi (2014, pdf) Polski (2014)
Informação detalhada
Público em geral
- Artigo para o público em geral
- Français (2014, pdf) - Orphanet
- Svenska (2016) - Socialstyrelsen
Guidelines
- Orientações de prática clínica
- Français (2019) - PNDS
- Español (2021, pdf) - SAMFyC
Artigos de revisão sobre a doença
- Artigo de revisão de genética clínica
- English (2022) - GeneReviews
Incapacidade
- Ficha de incapacidades
- Français (2014, pdf) - Orphanet
- Español (2018, pdf) - Orphanet
Testes genéticos
- Orientações para teste genético
- English (2016) - Eur J Hum Genet


Informação adicional