Búsqueda de una enfermedad rara
Otra(s) opcion(es) de búsqueda
Anemia sideroblástica ligada al cromosoma X
Definición de la enfermedad
Epidermólise bolhosa distrófica rara (EBD) caracterizada por vesículas cutâneas e mucosas generalizadas que não está associada a deformidades graves.
ORPHA:75563
Nivel de clasificación: TrastornoResumen
Epidemiología
A sua prevalência exata é desconhecida, mas este subtipo representa a segunda EBD recessiva mais comum (REBD), sendo que o primeiro é a REBD grave. A prevalência de todos os subtipos de REBD, com exclusão de REBD grave, foi estimada em 1/2.000.000 nos Estados Unidos.
Descripción clínica
Sob a designação REBD intermediário é agrupado um espetro de fenótipos que apresentam gravidade muito variável relativa ao envolvimento cutâneo e mucoso. A doença manifesta-se ao nascimento ou durante o período neonatal com vesículas generalizadas. Aplasia cutis congénita (ausência congénita da pele) também pode ser observada ao nascimento. A cicatrização das vesículas resulta no desenvolvimento de milia, cicatrizes atróficas (menos graves do que no REBD grave), unhas distróficas e, ocasionalmente, lesões albopapulóides (pápulas de cor branco marfim, semelhantes a cicatrizes) e anormalias do couro cabeludo. Em alguns doentes os fenómenos cicatriciais podem levar a um certo grau de pseudossindactilia e perda das lâminas ungueais. O envolvimento extracutâneo é semelhante, mas menos grave que no REBD grave sem deformidades da mão/pé associadas a esta doença. Lesões na cavidade oral e cáries dentárias excessivas são comuns. Os doentes têm um risco menor de estenose esofágica e lesão da córnea do que em REBD grave. O atraso no crescimento e anemia são raros. O envolvimento do trato geniturinário é raro. Existe risco aumentado em desenvolver carcinoma de células escamosas (CCE), mas menos comum do que no REBD grave e ocorre mais tardiamente na idade adulta.
Etiología
A doença é causada por mutações no gene do colagénio tipo VII (COL7A1;3p21.31) que levam a uma alteração da função ou redução da quantidade de colagénio VII. Isso prejudica a configuração do colagénio VII em fibrilhas de ancoragem entre a membrana basal à derme subjacente resultando numa redução da resistência da pele a pequenos traumas.
Métodos diagnósticos
Ocorre suspeita do diagnóstico aquando do exame clínico e a sua confirmação efetua-se através do mapeamento de antigénios por imunofluorescência e/ou microscopia eletrónica de transmissão em amostras de pele. O teste genético confirma o diagnóstico.
Diagnóstico diferencial
O diagnóstico diferencial inclui outras formas de EB. No período neonatal, aplasia cutânea congénita, infeção por herpes simples, dermatose erosiva e vesicular congénita, ictiose epidermolítica, dermatose bolhosa IgA linear, penfigoide bolhoso, pênfigo neonatal e penfigoide gestacional, impetigo bolhoso e síndrome da pele escaldada estafilocócica devem ser considerados.
Diagnóstico prenatal
O diagnóstico pré-natal pode ser recomendado nas famílias com este subtipo de REBD, dependendo da gravidade individual.
Consejo genético
O padrão de hereditariedade é autossómico recessivo. O aconselhamento genético deve ser oferecido aos casais em risco (ambos os indivíduos são portadores de uma mutação causadora da doença) informando-os sobre o risco de 25% de existir um filho afetado a cada gravidez.
Manejo y tratamiento
O seguimento clínico é preventivo: o envolvimento protetor da pele reduz a formação de vesículas e o cuidado criterioso da ferida evita infeções secundárias e reduz as cicatrizes. A higiene bucal é importante para o seguimento das cáries. As necessidades nutricionais devem ser avaliadas por um nutricionista. As estenoses esofágicas são tratadas com dilatação por balão com orientação fluoroscópica. Um acompanhamento regular é necessário para a vigilância do CCE, cujo tratamento é cirúrgico e envolve excisão total com margens amplas.
Pronóstico
Na maioria dos casos, a esperança média de vida é normal. No entanto, há um risco aumentado de desenvolvimento de carcinomas de células escamosas metastatizantes com um risco cumulativo de mortalidade de 21,5% aos 55 anos.
Hay un texto para esta enfermedad en Deutsch (2008) Français (2008) Italiano (2008) English (2013) Nederlands (2013) Português (2013)
Información detallada
Prueba genética
- Guía para el test genético
- Français (2019, pdf) - ANPGM


Información adicional