Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Atireose
Definição da doença
A atireose é uma forma de disgenesia da tiroide (ver este termo) caracterizada pela ausência completa do tecido tiroideu, o que resulta em hipotiroidismo congénito primário (ver este termo), uma deficiência permanente da tiroide que está presente desde a nascença.
ORPHA:95713
Nível de Classificação: PatologiaSumário
Epidemiologia
A prevalência está estimada em cerca de 1/28.000. A atireose e a hipoplasia da tiroide (ver este termo) combinadas representam um terço dos casos de disgenesia da tiroide.
Descrição clínica
As manifestações clínicas da atireose são muitas vezes subtis ou não estão presentes à nascença, provavelmente como resultado da passagem transplacentária de alguma hormona tiroidea materna. Os sintomas e sinais mais específicos não se desenvolvem até vários meses de vida. As características clínicas e sinais comuns incluem diminuição da atividade e sonolência, dificuldade de se alimentar e obstipação, icterícia prolongada, fácies mixedematosa, fontanelas grandes (principalmente posterior), macroglossia, abdómen distendido com hérnia umbilical, e hipotonia. Bócio nunca está presente. Crescimento linear lento e atraso no desenvolvimento são geralmente evidentes aos 4-6 meses de vida. Sem tratamento, a atireose resulta em défice cognitivo e baixa estatura.
Etiologia
Pensa-se que a atireose geralmente é esporádica. No entanto, descobertas recentes apontam para a possibilidade de uma componente genética. Cerca de 2% dos casos são familiares e podem ser causados por mutações nos genes FOXE1 i>, NKX2-1 i>, NKX2-5 i> ou PAX8 i> (9q22, 14q13, 5q34 e 2q12-q14). As mutações que resultam na inativação completa do gene TSHR i> (14q31) podem apresentar-se com atireose.
Métodos de diagnóstico
São necessários estudos imagiológicos para confirmar o diagnóstico de atireose.
Informação detalhada
Artigo para os profissionais
- Orientações de anestesia
- Checo (2017, pdf)
- Español (2017, pdf)
- English (2017, pdf)
- Artigo de revisão
- English (2010)
- Orientações para teste genético
- Français (2016, pdf)
Informação adicional