Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Síndrome de Waardenburg-Shah, variante neurológica
Definição da doença
A variante neurológica da síndrome de Waardenburg-Shah, também denominada como neuropatia desmielinizante periférica, leucodistrofia desmielinizante central, síndrome de Waardenburg e doença de Hirschsprung (PCWH), é caracterizada pela associação de características de WSS (surdez neurossensorial, anomalias pigmentares e doença de Hirschsprung; ver este termo) com características neurológicas, nomeadamente, hipotonia neonatal, atraso mental (de gravidade variável), nistagmo, espasticidade progressiva, ataxia e epilepsia.
ORPHA:163746
Nível de Classificação: Patologia- Sinónimo(s): -
- Prevalência: <1 / 1 000 000
- Hereditariedade: Autossómica dominante
- Idade de início: Infância, Neonatal
- CID-10: E75.2
- OMIM: 609136
- UMLS: C1836727
- MeSH: -
- GARD: -
- MedDRA: -
Sumário
Existe um documento mais recente, em Inglês, sobre esta doença
Epidemiologia
A prevalência é desconhecida mas até ao momento foram descritos na literatura menos de 30 casos.
Descrição clínica
Pode também estar presente disfunção autonómica (redução da produção de saliva, suor e lágrimas, e bradicardia e arritmia). A RMN cerebral evidencia atraso na mielinização da substância branca, podendo ser também responsável por neuropatia ao nível periférico. A doença de Hirschsprung está por vezes ausente.
Etiologia
A maioria dos casos é esporádica mas foram descritos alguns doentes com um irmão afectado e estão associados com mosaicismo da linha germinal num dos pais. A maioria dos casos são causados por mutações envolvendo o gene SOX10 (22q13.1): quer uma grande delecção ou uma mutação pontual localizada nos dois últimos exões.
Controlo da doença e tratamento
Para além da abordagem da síndrome de WSS e das manifestações neurológicas, é recomendada avaliação e seguimento cardíaco, uma vez que estes doentes devem ser considerados como estando em risco de arritmia.
Prognóstico
O prognóstico e o curso da doença podem ser graves com a instalação de surdez, atraso mental e por vezes compromisso motor. Em alguns casos foi descrita morte precoce (logo a seguir ao nascimento). A evolução a longo prazo na idade adulta não está bem establecida.
Um resumo sobre esta doença está disponível em Deutsch (2018) English (2018) Español (2018) Français (2018) Italiano (2018) Nederlands (2018) Hebraico (2021, pdf)
Informação detalhada
Artigos de revisão sobre a doença
- Artigo de revisão de genética clínica
- English (2014) - GeneReviews
Incapacidade
- Ficha de incapacidades
- Français (2020, pdf) - Orphanet


Informação adicional