Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Síndrome quebras de Nijmegen
Definição da doença
A síndrome de quebras de Nijmegen (NBS) é uma doença genética rara com apresentação à nascença de microcefalia, características faciais dismórficas que se tornam mais visíveis com a idade, atraso do crescimento, e mais tarde aparecimento de complicações, tais como tumores e infeções.
ORPHA:647
Nível de Classificação: Patologia- Sinónimo(s):
- Ataxia-telangiectasia variante 1
- NBS
- Síndrome de Seemanova tipo 2
- Síndrome de imunodeficiência-microcefalia-instabilidade cromossómica
- Síndrome de microcefalia-imunodeficiência-malignidade linfóide
- Prevalência: Desconhecido
- Hereditariedade: Autossómica recessiva
- Idade de início: Infância, Neonatal
- CID-10: Q87.8
- OMIM: 251260
- UMLS: C0398791 C2930831
- MeSH: C531759 D049932
- GARD: 3904
- MedDRA: 10067857
Sumário
Existe um documento mais recente, em Inglês, sobre esta doença
Epidemiologia
A prevalência e a incidência não são conhecidas. Foram descritos na literatura 150 doentes, mas muitos mais estão listados em registos de doentes. A doença parece ocorrer em todo o mundo, mas tem uma prevalência muito maior entre as populações eslavas do Centro e Leste Europeu devido a uma mutação fundadora.
Descrição clínica
As manifestações clínicas não são patognomónicas e podem variar em gravidade. Os principais sinais são microcefalia, presente ao nascimento e agravando com a idade, características faciais dismórficas (terço médio da face proeminente enfatizado por uma fronte inclinada e recuo da mandíbula). As outras características faciais são mais subtis e diversificadas, por exemplo, fendas palpebrais inclinadas para cima, nariz longo e pontiagudo ou nariz curto com narinas antevertidas. Em alguns doentes foi descrito fenda do lábio/palato ou atresia das coanas. É comum atraso moderado do crescimento e nos indivíduos do sexo feminino falência ovárica prematura. São encontradas anomalias esqueléticas minor, como clinodactilia do quinto dedo e sindactilia parcial dos segundo e terceiro dedos (50% dos doentes). É comum atraso do desenvolvimento da linguagem. São observadas manchas ''café-com-leite'' e/ou manchas vitiligo (50-70%). O cabelo no NBS é geralmente fino e esparso na infância, mas melhora com a idade. Os cabelos grisalhos podem aparecer logo na 2ª ou 3ª década. As anomalias congénitas renais (hipoplasia/aplasia, rim em ferradura ou duplo, rins ectópicos/distópicos) são relativamente frequentes. Hipospádias, criptorquidia, fístula uretro-anal também são encontradas. Outras manifestações incluem deficiência imunológica, com infeções recorrentes do trato respiratório - que podem mesmo ser fatais -, uma forte predisposição para doenças malignas (predominantemente linfóides) e radiossensibilidade. Aos 20 anos, mais de 40% dos doentes desenvolvem uma doença maligna.
Etiologia
O NBS é causado por mutações no gene NBN i> (8q21-q24) que resulta em fragmentos truncados parcialmente funcionais de nibrina, o produto génico envolvido na reparação de quebras de dupla hélice do DNA.
Métodos de diagnóstico
O diagnóstico é baseado em manifestações clínicas, instabilidade cromossómica (espontânea e induzida), aumento da sensibilidade celular à radiação ionizante in vitro i>, imunodeficiência combinada, mutações em ambos os alelos do gene NBN i> e ausência completa de nibrina de tamanho normal. O diagnóstico precoce é muito importante para evitar infeções graves recorrentes, exposição desnecessária à radiação para fins de diagnóstico, e dos efeitos adversos da radioterapia para o tratamento de tumores. A análise do pedigree familiar também pode apoiar o diagnóstico (neoplasias, microcefalia ou hidrocefalia, morte precoce de um irmão). Os testes moleculares confirmam o diagnóstico.
Diagnóstico diferencial
O diagnóstico diferencial inclui anemia de Fanconi, síndrome de Bloom, NBS-like, ataxia-telangectasia-like, síndrome LIG4, síndrome NHEJ1 e síndrome de Seckel (ver estes termos).
Diagnóstico pré-natal
Se ambas as mutações génicas causadoras de doenças forem conhecidas pode ser oferecido diagnóstico pré-natal por análise molecular nas famílias afetadas.
Aconselhamento genético
Os pais de uma criança afetada são portadores obrigatórios de mutações no NBN i> (25% de risco para cada gravidez). Deve ser oferecido aos pais monitorização para cancro. O NBS segue um padrão de hereditariedade autossómica recessiva.
Controlo da doença e tratamento
Não há nenhuma terapia específica para o NBS. Devido ao defeito específico subjacente 'a deficiência imunológica e sensibilidade à radiação infra-vermelhos, os doentes necessitam de acompanhamento multidisciplinar e seguimento a longo prazo (neoplasia, imunodeficiência, crescimento e hipogonadismo hipergonadotropico nas mulheres).
Prognóstico
O prognóstico é mau, com malignidade como a principal causa de morte.
Informação detalhada
Artigo para os profissionais
- Informação resumida
- Suomi (2011, pdf)
- Polski (2011, pdf)
- Slovak (2011, pdf)
- Artigo de revisão
- English (2012)
- Artigo de revisão de genética clínica
- English (2017)
Informação adicional