Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Galactosemia
Definição da doença
A galactosemia é um grupo de doenças metabólicas genéticas raras caracterizadas por compromisso do metabolismo da galactose, resultando numa série de manifestações variáveis que engloba uma doença grave, com risco de vida (galactosemia clássica), uma forma rara ligeira (deficiência da galactoquinase) causando cataratas, e uma forma muito rara com gravidade variável (deficiência de galactose epimerase), semelhante à galactosemia clássica na forma grave (ver estes termos).
Sumário
Epidemiologia
A prevalência global é desconhecida. A incidência anual de galactosemia clássica está estimada entre 1/40,000 e 1/60,000 nos países ocidentais. A incidência parece ser variável noutros grupos étnicos com uma taxa mais elevada relatada na população Irlandesa Itinerante, possivelmente devido a consanguinidade.
Descrição clínica
As crianças costumam desenvolver dificuldades de alimentação, má evolução estaturo-ponderal, letargia e icterícia na forma grave comum da doença, ou seja, galactosemia clássica. O subtipo clínico menos grave e raro de galactosemia (deficiência de galactoquinase) causa principalmente cataratas, enquanto outros sinais de galactosemia estão ausentes. O subtipo muito raro (deficiência de galactose epimerase) tem um quadro clínico variável, incluindo os sinais usuais de galactosemia (hipotonia, dificuldades de alimentação, vómitos, perda de peso, icterícia) e complicações tais como atraso de crescimento, défice cognitivo e cataratas.
Etiologia
Os diferentes tipos de galactosemia são causados por mutações nos genes GALT, GALK1 i>, e GALE i> (9p13, 17q24, 1p36) que codificam as três enzimas essenciais no metabolismo da galactose, resultando em compromisso da via metabólica de degradação da galactose de Leloir. Todas as três doenças seguem um padrão de hereditariedade autossómica recessiva.
Informação detalhada
Artigo para o público em geral
Artigo para os profissionais
- Informação resumida
- Greek (2011, pdf)
- Polski (2011, pdf)
- Suomi (2011, pdf)
- Artigo de revisão de genética clínica
- English (2021)
Informação adicional