x

Pesquisar um medicamento órfão

*(*) campo(s) de preenchimento obrigatório

Outras opções de pesquisa

Ajuda

A Orphanet disponibiliza uma lista dos medicamentos para todas as fases do desenvolvimento de uma doença rara específica ou de um grupo de doenças raras. Inclui todas as substâncias que receberam uma designação órfã para doenças consideradas raras na Europa ou nos E.U.A., quer tenham sido desenvolvidas para comercialização como medicamento com Autorização de Introdução no Mercado (AIM), ou não.

A base de dados da Orphanet também inclui medicamentos sem designação órfã, desde que tenham recebido uma Autorização de Introdução no Mercado com indicação específica para uma doença rara.

Alguns medicamentos ainda não autorizados são incluídos na base dados porque se encontram em avaliação no âmbito de um ensaio clínico ou de um projeto de investigação sobre uma doença rara.

Pesquisar pelo nome da doença: Insira o nome da doença a pesquisar para aceder à lista de medicamentos para essa doença. Informamos que os nomes das substâncias ativas são apresentados em língua inglesa.

Pesquisar por substância/nome comercial: Insira o medicamento a pesquisar pelo nome comercial (marca comercial) ou nome da substância ativa, incluindo DCI (Designação Comum Internacional), nome químico, código da substância ou designação comum. Informamos que os nomes das substâncias ativas são apresentados em língua inglesa.

A designação órfã é um procedimento legal que permite a designação de uma substância medicinal com potencial terapêutico para uma doença rara, antes da sua primeira administração em humanos ou durante o seu desenvolvimento clínico.

A indicação terapêutica exata é aprovada no momento da Autorização de Introdução no Mercado. Este procedimento foi estabelecido na Europa pelo Regulamento (CE) n.o 141/2000 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro de 1999, relativo aos medicamentos órfãos e nos E.U.A. pelo 'Orphan Drug Act'.

Pode aceder a dados da Orphanet num formato agregado na plataforma Orphadata, após a assinatura de um Contrato de Transferência de Dados/Contrato de Serviço.

Atenção

A informação na Orphanet é atualizada regularmente. Pode ocorrer algum atraso entre a autorização de novas designações/autorizações e a sua publicação na Orphanet. Aos profissionais recomenda-se consultar sempre as publicações e documentos oficiais mais recentes, como decisões do Comitê dos Medicamentos Órfãos (COMP - Committee for Orphan Medicinal Products), Resumo das Características do Medicamento/Folheto Informativo dos medicamentos e relatórios de Avaliação de Tecnologias em Saúde antes de tomar qualquer decisão com base nas informações fornecidas. A base de dados Orphanet visa fornecer a melhor informação sobre doenças raras para as quais são desenvolvidos e/ou comercializados medicamentos, com base nas informações disponíveis nos sites da Agência Europeia de Medicamentos (EMA - European Medicines Agency) e FDA (Food and Drug Administration), mas não substitui as bases de dados dessas autoridades de saúde.

A Orphanet não se responsabiliza pelo uso prejudicial, incompleto ou errado de qualquer informação encontrada na base de dados Orphanet.

A Orphanet reconhece a contribuição da EMA para a criação da base de dados sobre medicamentos órfãos na Europa. Este projecto foi iniciado pelo Comité dos Medicamentos Órfãos (COMP) da EMA. Vários membros do COMP contribuíram individualmente para o desenvolvimento da base de dados, que foi acolhida pelo COMP como uma ferramenta significativa para todas as partes interessadas. A base de dados foi desenvolvida de forma integral e autónoma pela Orphanet, utilizando financiamento público e privado e dados publicamente disponíveis; como tal, nem a EMA nem o COMP são responsáveis pelo conteúdo e gestão da base de dados.

A base de dados Orphanet sobre medicamentos para doenças raras foi desenvolvid com co-financiamento das seguintes instituições e empresas:

  • Leem
  • novartis
  • pfizer
  • Merck Serono
  • PharmaMar
  • Genzyme
  • Biomarin