Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Síndrome de Smith-Fineman-Myers
Definição da doença
A síndrome de Smith-Fineman-Myers (SFMS) é uma síndrome de atraso mental ligado ao X (XLMR) pertencente ao grupo de doenças caracterizadas pela associação de atraso mental com facies hipotónica (Atraso mental, ligada ao X-facies hipotónica; ver este termo).
ORPHA:93974
Nível de Classificação: PatologiaSumário
Epidemiologia
A prevalência é desconhecida. Desde a sua descrição inicial em 1980, a SFMS foi descrita em indivíduos do sexo masculino de 11 famílias e um caso isolado.
Descrição clínica
O SFMS é caracterizado por dismorfismo facial (fissuras palpebrais inclinadas, face estreita, micrognatia, lábio inferior evertido, filtro plano e pequeno, exotropia alternante e ptose), baixa estatura, hipotonia precoce e hipertonia tardia, incisivos centrais superiores proeminentes, deformações nos pés (pes planus, metatarsus varus, equinovarus), atraso psicomotor e problemas comportamentais.
Etiologia
A transmissão é recessiva ligada ao X e na maioria dos casos o síndrome é causado por mutações no gene ATRX (Xq13.3), contudo, numa grande família chinesa o gene causativo foi mapeado num intervalo de 19.8 Mb no Xq25.
Informação adicional