Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Neurofibromatose tipo 2
ORPHA:637
Nível de Classificação: PatologiaSumário
Existe um documento mais recente, em Inglês, sobre esta doença
A neurofibromatose tipo II (NF-2) é uma doença hereditária de transmissão autossómica dominante. No entanto, cerca de metade dos casos resultam de uma neo-mutação. A incidência está estimada em 1:50.000. Podem ocorrer três tipos de manifestações clínicas na NF-2:
- Schawannomas múltiplos dos nervos cranianos (o 8º par craniano está geralmente envolvido). O número e a idade de aparecimento destes tumores pode variar entre doentes. Outros tipos de tumores do sistema nervoso central, essencialmente meningiomas e menos raramente ependimomas, são encontrados em cerca de metade dos casos;
- Schwannomas subcutâneos e neurofibromas;
- Manifestações oculares (opacidade do cristalino) que geralmente ocorrem na infância.
O diagnóstico da NF-2 baseia-se no exame clínico das complicações neurológicas (cegueira bilateral, paralisia facial, tumores subcutâneos, cataratas...) e é completado por técnicas de imagiologia demonstrando a existência de tumores cerebrais. As terapêuticas existentes actualmente são fundamentalmente cirúrgicas e visam prevenir as complicações neurológicas da doença. O gene NF2 está localizado em 22q12 e codifica para uma proteína citoplasmática periférica designada schwannomina, que interage com as proteínas do citoesqueleto, como a actina. A schwannomina desempenha provavelmente um papel na adesão celular.
Informação detalhada
Artigo para o público em geral
Artigo para os profissionais
- Informação resumida
- Greek (2009, pdf)
- Slovak (2009, pdf)
- Orientações de anestesia
- Checo (2014)
- English (2014)
- Artigo de revisão
- English (2009)
- Orientações de prática clínica
- Français (2021)
- English (2012)
- Artigo de revisão de genética clínica
- English (2018)
Informação adicional