Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Síndrome de Angelman
Definição da doença
A síndrome de Angelman (AS) é uma patologia neurogenética caracterizada por atraso mental grave e características dismórficas faciais distintas.
Sumário
Epidemiologia
A prevalência do AS está estimada em 1/10,000 a 1/20,000 em todo o mundo.
Descrição clínica
Os doentes com AS parecem normais à nascença. Nos primeiros seis meses do período pós-natal podem ocorrer dificuldades de alimentação e hipotonia, seguidos de atraso no desenvolvimento entre os 6 meses e 2 anos de idade. Geralmente a partir de 1 ano de idade, as características típicas do AS desenvolvem-se: atraso mental grave, ausência de linguagem, episódios de riso com agitação das mãos, microcefalia, macrostomia, hipoplasia maxilar, prognatismo e problemas neurológicos com marcha rígida, ataxia e crises epilépticas com anomalias específicas do eletroencefalograma (EEG) (actividade delta trifásica mais acentuada sobre as regiões frontais). Outros sinais descritos incluem um comportamento feliz, hiperactividade sem agressão, desatenção, excitabilidade e problemas de sono com diminuição da necessidade de dormir, aumento da sensibilidade ao calor e atracção e fascínio pela água. Com o avançar da idade, as características típicas da doença tornam-se menos acentuadas devido à face grosseira, escoliose torácica e problemas de mobilidade. A escoliose torácica está descrita em 40% dos doentes com AS (principalmente mulheres). As convulsões continuam presentes nos doentes adultos, mas os problemas de hiperactividade, desatenção e sono melhoram. Nos doentes com deleção da região 15q11 são comuns hipopigmentação da íris e da coróide.
Etiologia
Diferentes mecanismos genéticos podem causar síndrome de Angelman, como a delecção da região crítica 15q11.2-q13 (60-75%), dissomia uniparental paterna (2-5%), defeito de imprinting (2-5%) e mutação no gene < i> UBE3A i> (10%). Num grupo que representa 5-26% dos doentes, a alteração genética permanece não identificada.
Métodos de diagnóstico
O diagnóstico é baseado nos achados clínicos e do EEG, e pode ser confirmado na maioria dos casos por meio de testes citogenéticos e moleculares. O padrão típico do EEG pode ser útil para o diagnóstico e o diagnóstico diferencial inclui hipsarritmia no síndrome de West ou o padrão variante pequeno mal do síndrome de Lennox-Gastaut (ver estes termos).
Diagnóstico diferencial
Outros diagnósticos diferenciais incluem síndrome de Rett, síndrome de Mowat-Wilson, síndrome alfa-talassemia-atraso mental ligada ao X (ATR-X) e síndrome da delecção 22q13 (ver estes termos).
Aconselhamento genético
É recomendado aconselhamento genético já que o risco de recorrência varia entre 0 e 50%, dependendo do mecanismo genético subjacente.
Controlo da doença e tratamento
A orientação inclui fisioterapia, terapia ocupacional e da fala, incluindo métodos de comunicação não-verbais. Como os doentes desenvolvem frequentemente convulsões numa idade muito jovem, é necessária medicação anticonvulsivante. Nos doentes com alterações graves do sono podem ser administrados sedativos. A função visual também deve ser monitorizada. Na idade adulta, os doentes tornam-se menos activos e têm uma tendência para a obesidade. A mobilidade diminui com as contraturas articulares levando a dificuldades de locomoção e alguns doentes tornam-se dependentes de cadeira de rodas.
Prognóstico
A esperança de vida parece ser normal, embora a autonomia nunca seja atingida.
Informação detalhada
Artigo para o público em geral
Artigo para os profissionais
- Informação resumida
- Greek (2011, pdf)
- Polski (2011, pdf)
- Suomi (2011, pdf)
- Orientações de anestesia
- Checo (2019)
- Español (2019)
- Italiano (2019)
- Português (2019)
- English (2012)
- Deutsch (2019)
- Artigo de revisão
- Español (2015, pdf)
- Orientações de prática clínica
- Français (2021)
- Deutsch (2010)
- Genética prática
- English (2009, pdf)
- Orientações para teste genético
- English (2014)
- Artigo de revisão de genética clínica
- English (2021)
- Ficha de incapacidades
- Français (2013, pdf)
- Español (2018, pdf)
Informação adicional