Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Protoporfiria eritropoiética autossómica
Definição da doença
A protoporfiria eritropoiética (EPP) é uma doença hereditária da via metabólica do heme caracterizada pela acumulação de protoporfirina no sangue, eritrócitos e tecidos, e manifestações cutâneas de fotosensibilidade.
ORPHA:79278
Nível de Classificação: PatologiaSumário
Epidemiologia
A EPP tem sido descrita em todo o mundo, com uma prevalência entre 1/75.000 e 1/200.000.
Descrição clínica
A EPP manifesta-se habitualmente no início da infância aquando das primeiras exposições solares, e é caracterizada por manifestações cutâneas de fotossensibilidade aguda dolorosa com eritema e edema, por vezes com petéquias, juntamente com sensações de picada e queimadura aquando da exposição solar, sem formação de bolhas. Estes episódios têm gravidade variável dependendo da duração da exposição e podem resultar em lesões permanentes crónicas na pele exposta. Como a protoprofirina é uma molécula lipofílica que é excretada pelo fígado, os doentes com EPP estão em risco de colelitíase com episódios obstrutivos, e doença hepática crónica que pode evoluir para insuficiência hepática aguda.
Etiologia
Na maioria dos doentes, a EPP resulta de uma deficiência parcial da última enzima da via biossintética do heme, ferroquelatase (codificada pelo gene FECH; 18q21.2-q21.3). A EPP aparentemnte tem uma transmissão autossómica dominante, cuja expressão clínica é modulada pela presença do alelo hipomórfico IVS3-48C trans no gene FECH. Foi também descrita hereditariedade recessiva com dois alelos mutados no gene FECH. Recentemente, e em cerca de 2% dos doentes, foi descrita uma forma grave da doença causada por mutações com ganho de função no gene eritroide-especifico aminolevulinico acido sintetase 2 (ALAS2; Xp11.21) sendo designada protoporfiria ligada ao X dominante.
Métodos de diagnóstico
O diagnóstico é estabelecido pelo determinação de níveis aumentados de protoporfirina no plasma e nos glóbulos vermelhos, e deteção de um pico de fluorescência no plasma a 634 nm. É aconselhável investigação adicional acerca de eventual envolvimento hepático, nível de actividade de ferroquelatase, análise genética (mutações no gene FECH com a presença do alelo hipomórfico IVS3-48C em trans e de mutações no gene ALAS2) e estudos familiares.
Diagnóstico diferencial
O diagnóstico diferencial inclui reações de fototoxicidade a fármacos/químicos, hydroa vacciniforme, urticária solar, dermatite de contacto, angioedema e, em alguns casos, outros tipos de porfiria (ver estes termos).
Controlo da doença e tratamento
O tratamento inclui evição da exposição à luz e proteção da luz visível através do uso de protetor solar com elevado grau de UVA e elevado comprimento de onda crítico (>370nm), redução dos níveis de protoporfirina (quer através da redução de eritropoiese por transfusão ou administração do agente sequestrador biliar colestiramina) e prevenção da progressão de possível doença hepática para insuficiência hepática. Como o principal risco dos doentes com EPP é a insuficiência hepática, é essencial o seguimento regular do envolvimento hepático. Deve ser considerado o transplante sequencial hepático e de medula óssea como um tratamento adequado para os casos mais graves de EPP com envolvimento hepático.
Prognóstico
A EPP é uma doença que cursa durante toda a vida e cujo prognóstico depende da evolução da doença hepática. Contudo, a fotossensibilidade pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes com EPP.
Um resumo sobre esta doença está disponível em Français (2009) Deutsch (2013) English (2013) Español (2013) Italiano (2013) Nederlands (2013) Suomi (2013, pdf) Slovak (2009, pdf) Polski (2013, pdf)
Informação detalhada
Público em geral
- Artigo para o público em geral
- English (2012) - Socialstyrelsen
- Svenska (2018) - Socialstyrelsen
Guidelines
- Guias de emergência
- English (2007, pdf) - Orphanet Urgences
- Español (2007, pdf) - Orphanet Urgences
- Italiano (2007, pdf) - Orphanet Urgences
- Português (2007, pdf) - Orphanet Urgences
- Français (2016, pdf) - Orphanet Urgences
- Orientações de anestesia
- Checo (2014) - Orphananesthesia
- English (2014) - Orphananesthesia
Artigos de revisão sobre a doença
- Artigo de revisão
- English (2009) - Orphanet J Rare Dis
- Artigo de revisão de genética clínica
- English (2017) - GeneReviews


Informação adicional