Pesquisar por doença rara
Outras opções de pesquisa
Shigelose
Definição da doença
A shigellose é uma infecção bacteriana que leva a disenteria e é causada pelas Shigella, que são pequenas bactérias Gram-negativo, ubíquoas, pertencentes à família enterobacteria. Existem quatro espécies: S. dysenteriae, S. flexneri, S. boydii e S. sonnei, todas causam disenteria bacilar e estão estritamente limitadas a hospedeiros humanos.
ORPHA:810
Nível de Classificação: Patologia- Sinónimo(s): -
- Prevalência: Desconhecido
- Hereditariedade: Não aplicável
- Idade de início: Qualquer idade
- CID-10: A03.0 A03.1 A03.2 A03.3 A03.8 A03.9
- OMIM: -
- UMLS: C0013371
- MeSH: -
- GARD: 4818
- MedDRA: 10017915 10054178
Sumário
Epidemiologia
Na Europa Ocidental, os casos de shigellose são ou importados ou limitados a pequenas epidemias familiares e normalmente com origem em alimentos. São na maioria causados pela S. sonnei.
Descrição clínica
Clinicamente, após um período de incubação de 2-3 dias, surge a síndrome disentérica, com 10-30 dejecções por dia, mucosas, aguadas e com sangue, temperatura elevada (40ºC) e dor abdominal. O exame da mucosa intestinal com endoscopia mostra ulcerações múltiplas. A virulência das shigellas resulta da sua capacidade de invadir o epitélio intestinal passando entre células epiteliais contíguas, levando à destruição da mucosa intestinal.
Métodos de diagnóstico
O diagnóstico é baseado na detecção dos bacilos nas fezes.
Controlo da doença e tratamento
O tratamento envolve a administração de antibióticos, quinolonas e cotrimoxazol, e rehidratação para aliviar os sintomas. O isolamento estrito dos indivíduos afectados é essencial para limitar a epidemia. A doença é de notificação obrigatória.
Informação adicional